- Comemorações 25 de Abril
Comemorações 25 de Abril

O Município de Porto de Mós preparou um conjunto especial de eventos para assinalar os 51 anos passados sobre a Revolução de Abril, promovendo momentos de encontro, reflexão e celebração coletiva. As comemorações têm início na noite de 24 de abril e prolongam-se ao longo do dia 25, com atividades culturais, cerimónias oficiais e lançamentos literários.
A véspera da Revolução dos Cravos será marcada por um concerto acústico de música portuguesa, a cargo da banda “Fora da Caixa”, no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, pelas 21h00. À meia-noite, o tradicional Fogo do Castelo ecoará nas proximidades.
No feriado de 25 de abril, as celebrações começam às 09h00 com o hastear da bandeira na Praça da República, numa cerimónia que contará com a presença das entidades oficiais e a atuação da Banda Recreativa Portomosense. Segue-se, às 09h15, uma arruada pela mesma banda.
Às 09h30, será inaugurado o mural “Papel da Mulher na Sociedade”, um momento simbólico que reforça os ideais de liberdade e igualdade perpetuados pela revolução de 1974. O programa inclui ainda a habitual Sessão Solene às 10h15.
A manhã termina com a apresentação do livro “Porto de Mós na História e na Lenda”, de Francisco Serra Frazão, com edição de Luís Duarte Melo, pelas 11h15, no Centro de Investigação e Inovação em Recursos Minerais.
Em paralelo, está patente até 1 de junho na Central das Artes a exposição de pintura “Há Festa no Largo”, evocando o espírito popular e participativo de Abril.
As celebrações organizadas pelo município afirmam Porto de Mós como um território de cultura, participação e memória viva, onde os valores da democracia continuam a ser celebrados com orgulho e criatividade.