-
Fazer
-
Pedestrianismo
- Caminhos de Fátima
Caminhos de Fátima
Conheça os Caminhos de Fátima que atravessam Porto de Mós!
Informações importantes
Caminhos de Fátima
Os Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diversos locais e terminam no Santuário de Fátima.
Estes percursos foram criados para que os peregrinos e caminhantes se desloquem preferencialmente em caminhos de terra e em pequenas estradas rurais, evitando as estradas de grande circulação automóvel, promovendo condições de segurança a quem os realiza. Estes itinerários percorrem diversos territórios, com grande interesse cultural e paisagístico e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.
O concelho de Porto de Mós, devido à sua proximidade geográfica com o Santuário de Fátima é atravessado por dois caminhos, o Caminho da Nazaré e o Caminho dos Candeeiros.
Caminho da Nazaré
Este itinerário une dois santuários marianos de Portugal, um dedicado a Nª Srª da Nazaré e outro a Nª Srª de Fátima, e reparte-se em 3 jornadas. A primeira, com 24,6 km de extensão, une o litoral à base da Serra dos Candeeiros, já no concelho de Porto de Mós. A partir de Pedreiras, a segunda etapa (15 km) contorna a Serra dos Candeeiros por norte, atravessando a sede concelhia, e inflete para sul, passando por locais emblemáticos como a depressão da Fórnea e a de Alvados. Termina na aldeia com o mesmo nome, onde se lhe junta o Caminho dos Candeeiros, que vem de sul. A última jornada (cerca de 15 km) segue para norte, por zona serrana, e tem como destino final o Santuário de Fátima.
Caminho dos Candeeiros
Tradicionalmente, a travessia da Serra dos Candeeiros em direção a Fátima já era realizada desde a década de 1940. O Caminho está, em grande parte, integrado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, iniciando-se a sul, em Rio Maior, e subindo à serra a partir de Alcobertas. O itinerário passa por pontos de interesse natural, cultural e paisagístico. A primeira jornada (cerca de 18 km) liga Rio Maior a Casais Monizes. A segunda jornada (cerca de 27 km) estabelece a ligação entre Casais Monizes e Alvados, onde intersecta o Caminho da Nazaré. A terceira e última jornada (cerca de 15 km), até ao Santuário de Fátima, adota o mesmo traçado do Caminho da Nazaré.
Código de conduta:
Siga o trilho traçado; respeite a natureza, as pessoas e a propriedade privada; leve mapa ou dispositivo GPS com traçado do percurso a realizar; leve companhia; informe alguém sobre a realização do percurso; tenha presente as condições meteorológicas e avisos da Proteção Civil; não deixe lixo ou outros vestígios da sua passagem.
Contactos úteis:
SOS: 112
Centro de Saúde / Healthcare Centre: (+351) 244 499 200
GNR / Police: (+351) 244 480 080
Bombeiros / Fire Brigade: (+351) 244 491 115
Posto de Turismo / Tourism Office: (+351) 244 499 656
Este projeto é parte integrante da Operação "Rede de Trilhos e espaços de visitação do Concelho de Porto de Mós" que na totalidade do investimento teve apoio financeiro através do Programa Operacional Regional do Centro, Eixo Prioritário Afirmar a sustentabilidade dos territórios (CONSERVAR) através do Fundo europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor de 378.628,24€.