- Percursus: recital de contrabaixo e piano
Percursus: recital de contrabaixo e piano
Sinopse:
Fábio Pascoal é um contrabaixista portomosense que comemora em setembro 18 anos dedicados à música e 13 anos ao contrabaixo. Encontra-se a finalizar os seus estudos musicais e, por isso, apresentar-se-á no próximo dia 7 de setembro às 18h no auditório da Central das Artes para um recital de contrabaixo acompanhado ao piano por Catarina Fortunato.
O principal objetivo é dar a conhecer aos portomosenses e a todos os interessados o seu percurso, o contrabaixo e a música escrita para este instrumento. Desta forma propõe uma “viagem musical de comboio” desde 2011 até ao presente, parando em 4 estações: o Ensino Básico, o Secundário, a Licenciatura e o Mestrado.
Biografia – Fábio Pascoal (n. 2001):
Aos 5 anos iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda Recreativa Portomosense (BRP), começando por tocar trompete. Mais tarde, começa os seus estudos em contrabaixo, na classe do professor Rui Almeida, no Conservatório de Música de Ourém e Fátima (atual Conservatório de Artes do Centro). Em 2016 ingressa no Orfeão de Leiria-Conservatório de Arte (OLCA), na classe do professor João Alves. No ano seguinte transfere-se para a classe do professor Romeu Santos na Escola Profissional da Metropolitana em Lisboa, onde termina o 12º ano. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) tendo estudado com os professores Manuel Rego e Domingos Ribeiro. Atualmente encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), onde estudou com o professor Adriano Aguiar.
Ao longo do seu percurso académico, teve a oportunidade de frequentar diversas masterclasses com conceituados professores, tais como Luís Cabrera, Jiří Hudec, Ricardo Neto, Pedro Vares, Álvaro Rosso, Domingos Ribeiro, Marine Triolet, Luzia Vieira e António Augusto Aguiar. Foi orientado por destacados maestros, tais como Jean-Marc Burfin, Emilio Pomàrico, Cesário Costa, Christopher Bochmann, Alberto Roque, José Eduardo Gomes, Jan Wierzba, Pedro Amaral, Rui Pinheiro, Jean-Sébastien Béreau, Dinis Sousa, Felix Hauswhirth, entre outros. Teve o privilégio de acompanhar renomeados solistas, tais como Mário Laginha, Pedro Brumester, Sérgio Carolino, António Rosado, Pavel Gomziakov, Hans de Jong, Mrika Sefa, Manuel Araújo, entre outros.
Quanto à sua experiência orquestral, fez parte da Orquestra Clássica de Fátima (atualmente Orquestra Bomtempo) e da Orquestra Sinfónica Juvenil (2017-2018). Participou com a Orquestra do Atlântico no Concerto de Abertura do ciclo “In Memoriam de António Fragoso” com transmissão em direto para a RTP1. Como aluno da Metropolitana, participou na opereta “La Fille du Tambour-Major” de Jaques Offenbach, incluída na programação dos 125 anos do Teatro Municipal São Luiz.
Colaborou como músico convidado em diversas orquestras, tais como: Orquestra Académica da Metropolitana, Orquestra Sem Fronteiras, Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Sopros AMBO, Camerata 9¾ e a Ars Lusitanae. Participou ainda em vários estágios de orquestra, destacando-se o Estágio de Orquestra Sinfónica “Ensemble” (onde tocou nos Dias da Música do CCB e no PJM), o Estágio Internacional de Orquestra de Leiria, o Estágio da 9º Digressão da Orquestra XXI, na Casa da Música e o Remix Ensembe Summer Academy. Foi membro do Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira, orientado pelo compositor Jaime Reis, no qual estreou diversas obras de jovens estudantes de composição. Neste laboratório, através do trabalho direto com os compositores, nasceu a sua paixão pela música contemporânea, tema principal da sua Tese de Mestrado.
Atualmente é membro convidado de diversos agrupamentos da zona centro do país, onde destaca o Ensemble de Sopros da AFCL (com o qual gravou 2 discos), a Banda Sinfónica de Alcobaça e a Orquestra Sinfónica de Thomar. É membro fundador da Camerata de Cordas de Leiria, com a qual se apresentou a solo no seu concerto de apresentação em 2022. Desde o ano passado dá aulas de formação musical e orquestra na Escola de Música da BRP e de contrabaixo e orquestra na Escola de Artes da SAMP.
18h00
Entradas livres.