-
Visitar
-
Made in Porto de Mós
-
Doçaria
- Coscorões
Coscorões
- Doçaria

Os coscorões são doces tradicionais, tipicamente associados ao Natal, mas nesta receita são um frito por excelência que usamos nas nossas festividades, com uma generosa camada de açúcar, canela a fazer lembrar a história e nostalgias.
Existem relatos que este doce seja de origem mourisca, tendo sido introduzido na Europa pelos cruzados.
Trata-se de um doce com alguma resistência ao tempo, como tal, era expressamente feito para longas viagens, principalmente na idade média.
Hoje em dia é um doce tipicamente tradicional do concelho de Porto de Mós, patenteado nos nossos corações e de quem nos visita.
A massa mãe do coscorão é composta por: farinha de trigo, fermento padeiro, ovos, aguardente e sal. A esta massa adiciona-se os seguintes ingredientes: Leite, Margarina, Laranja (sumo e raspa), Limão (sumo e raspa), Vinho Branco, Óleo, Sal, Fermento em Pó, Bicarbonato Sódio, Whisky e Vinho do Porto.
A massa é estendida, sobre uma superfície enfarinhada e cortada com a carretilha tradicional. Vai a fritar em óleo bem quente, até alourarem de ambos os lados. Os coscorões são escorridos sobre papel absorvente e depois passados por açúcar e canela, tornando o doce em algo verdadeiramente delicioso.
Durantes as Festas de São Pedro em Porto de Mós, os coscorões movem multidões que aguardam, ansiosas, pelo doce quentinho, saboroso e crepitante que o açúcar e a canela adornam no final.