- 
        Visitar  
- 
        Monumentos, Museus e Centros Interpretativos  
- Grutas de Alvados
Grutas de Alvados
| Elementos | |
|---|---|
| Grutas de Alvados Grutas de Alvados |  | 



De menor dimensão do que as Grutas de Mira de Aire, as Grutas de Alvados mantém uma singularidade que as diferencia. A sua apresentação, mais natural e harmoniosa, mostra aos seus visitantes galerias ricas e lagos naturais de beleza única.
Mas é o seu percurso em forma de corredor e os contínuos “algares” de altura invulgar que a compõem, que levam os especialistas, e o público em geral, a considerar esta gruta como uma das mais características da península ibérica.
As grutas têm um comprimento visitável de 350 metros, a sua largura máxima entre salas é de cerca de 40 metros, com uma altura interior que chega aos 95 metros.
Como em qualquer outra gruta de características similares, a sua ventilação natural mantém, durante todo o ano, o interior da gruta a uma temperatura estável entre os 16 e os 18 graus centígrados.
História
As Grutas de Alvados são constituídas por duas partes, tradicionalmente denominadas por “gruta velha” e “gruta nova”.
A “gruta velha” é conhecida há cerca de quatrocentos anos e era frequentemente utilizada pelos pastores locais que aí se abrigavam das intempéries.
A “grutas nova”, que constitui as Grutas de Alvados propriamente ditas, foram descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores das pedreiras da Serra dos Candeeiros. A descoberta deu-se por acaso, quando o grupo de trabalhadores se interrogou ao ouvir o cair das pedras num algar que lhes pareceu, desde logo, ser profundo.
Neste sentido, preparou-se uma primeira descida às grutas com cordas e lanternas. Deslumbrados com o que encontraram, rapidamente se espalhou a notícia da descoberta.
Nos dois anos que se seguiram foram abertos túneis e construídas escadas que permitiram conhecer e explorar mais facilmente a gruta.
As grutas de Alvados são compostas por uma sucessão de salas, de estalagmites e estalactites, colunas e lagos ligadas entre si.
Mais tarde, no sentido de dar a conhecer a todos aqueles que quisessem ver a singularidade deste monumento natural, as grutas abriram ao público.
Grutas de Alvados
 2480-034 Alvados
De Setembro a Junho: das 10h00 às 17h00. Encerra à segunda-feira.
De Julho a Agosto: das 10h00 às 18h30. Aberto todos os dias
Sugestões
- 
            Informação para o mapa Elementos Castelo de Porto de Mós page page  Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasLocalPorto de Mós Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasLocalPorto de MósCastelo de Porto de Mós
- 
            Informação para o mapa Elementos Grutas de Mira de AireAv. Dr. Luciano Justo Ramos, 2485-050 Mira de Aire, Portugal  page page  Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadas Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasGrutas de Mira de Aire
- 
            Informação para o mapa Elementos Centro de Interpretação das Serras de Aire e CandeeirosAlameda D. Afonso Henriques, 1 
 2480-300 Porto de Móspage Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasLocalSão Pedro Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasLocalSão PedroCentro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros



