Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros localiza-se a aproximadamente 30 km do litoral, desenvolvendo-se nos concelhos de Porto de Mós, Alcanena, Alcobaça, Ourém, Rio Maior, Santarém e Torres Novas. Este tem uma área total de 38.392,91 ha e abrange grande parte do Maciço Calcário Estremenho.
A criação do Parque Natural deveu-se a algumas características específicas da zona como a morfologia cársica, a natureza do coberto vegetal (com cerca de 600 espécies, onde se incluem orquídeas selvagens e espécies endémicas de Portugal), a rede de cursos de água subterrâneos, uma fauna específica (nomeadamente cavernícola, com importantes colónias de morcegos, símbolo do parque), e a intensa atividade no domínio da extração da pedra.
Os geossítios aqui presentes são diversos, destacando-se alguns como o Algar do Pena, a Depressão de Alvados, a Fórnea, Gruta de Alcobertas, Gruta de Alvados, Gruta de Moinhos Velhos (Mira de Aire), Gruta de Santo António, Jazida de dinossáurios da Pedreira do Galinha, Lagoas do Arrimal, Nascentes do Lena, Olhos de água do Alviela, Polje de Mira Minde, Vale da Canada e do Patelo, Ventas do Diabo.
Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos Grutas de Mira de AireAv. Dr. Luciano Justo Ramos, 2485-050 Mira de Aire, Portugal
pageMédia das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasGrutas de Mira de Aire
-
Informação para o mapa Elementos Telhados de Água - Parque Manuel Baptista AmadoR. dos Barreiros 16, 2480, Portugal
pageMédia das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasTelhados de Água - Parque Manuel Baptista Amado
-
Informação para o mapa Elementos Grutas de AlvadosGrutas de Alvados
2480-034 AlvadospageMédia das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasGrutas de Alvados